quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Grupo SÓCRATES em formação para professores de Cabo Verde e Guiné Bissau

   O grupo SÓCRATES, representado por sua atual coordenadora, Betânia Rocha, teve importante participação no Projeto José Aparecido Oliveira, promovido pela Universidade Federal do Ceará (UFC), para formação de professores de Língua Portuguesa de Cabo Verde e Guiné Bissau. O convite participar do projeto foi feito pelo professor Yvanowik, do Departamento de Letras Vernáculas da UFC, e pelo professor Mauro Pequeno, coordenador do Instituto UFC Virtual.
   A participação do Instituto UFC Virtual, através do ambiente colaborativo SÓCRATES, ocorreu em dois momentos: na última semana da formação dos professsores em Fortaleza, de 09 a 14 de agosto de 2010, e na semana seguinte, em Mindelo - Cabo Verde, de 16 a 21 de agosto de 2010. O objetivo foi discutir sobre Comunidades Virtuais de Aprendizagem e o uso do ambiente colaborativo SÓCRATES nas práticas escolares.
   A proposta possibilitou ampliar discussões sobre conceitos, diferenças e semelhanças entre comunidades, comunidades de aprendizagem e comunidades virtuais de aprendizagem, bem como favorecer a compreensão sobre as funções e o uso dos espaços virtuais colaborativos destinados às práticas de sala de aula. Para isso, no ambiente colaborativo SÓCRATES, foi criada uma comunidade de aprendizagem nomeada “José Aparecido”, a fim de acolher os professores participantes do seminário e os professores formadores.
   Durante a formação, foi possível também discutir sobre o uso das tecnologias digitais de forma crítica e criativa, ampliando as possibilidades de uso do ambiente SÓCRATES e de suas ferramentas auxiliares às práticas de sala. Esperamos possibilitar ao professor a compreensão da prática de projetos colaborativos e de comunidades de aprendizagens como referenciais para uma nova perspectiva pedagógica, direcionada à prática do letramento em todos os seus níveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário